Bem hoje eu ia falar sobre um principio que eu li,mas deixarei para amanhã.Tudo isso porque acabei de participar de uma cena engracada que me levou a reflexão.
Acordei hoje um pouco mais disposto(pra quem não sabe eu estava doente,mas já melhorei),sentei-me a mesa do café e comecei a conversar com a funcionária da minha tia.Heis o relato de tal diálogo:
-Bom dia Lourdes.
-Bom dia Lipe,está melhor?(ela já me considera da casa,daí meu "novo" apelido)
-Estou bem melhor.
-Gracas a DEUS.(Faco uma careta involuntariamente e ela retruca).Ué lipe você acredita na Bíblia né??
-Na verdade não.
Ela dispara em gargalhadas,comeca a rir de maneira que eu nao entendo o que ela está tentando me dizer.Depois de mais ou menos 1 minuto disso(eu já achando a situacao engracada),ela conclui:
-Então você é um cientista?Por que quem nao acredita na Bíblia é um cientista.
Achei mais engracado a sua conclusão,tão simples,mas cheia de influências externas,de informacões distorcidas,uma realidade que as vezes me esqueco:a realidade brasileira.
-Não, Lourdes.Não sou um cientista.Apenas não acredito na Bíblia.
Ela comeca a rir de mim de novo.E eu espero calado pelo seu novo veredicto diante a nova situacao.Finalmente ela para e diz:
-Se você não acredita na Bíblia,que é a palavra de Deus(de acordo com ela),e não é um cientista...você só pode ser um ateu!
Agora quase chorando de rir,termina:
-Tão novinho é já se diz ateu!
Essa conversa ainda durou um tempo,ela se dispôs a ouvir e eu a explicar,depois invertemos os papéis.Não narrarei o resto porque ficaria meio chato,então farei apenas um resumo.
Ela acabou me perguntando o porque eu não acreditava em Deus,apenas disse que isso era uma questão de fé,algo muito pessoal,e que eu não me importava se o individuo acreditava ou não.Agora,aproveitei para criticar a religião como instituicão.Comentei que muitas vezes era apenas um meio alienativo das massas,que doutrinas eram criadas apenas para beneficiar seus criadores e algumas outras coisas.
Não entrarei muito no campo da religião porque esse é um tema complicado e que gera muita polemica,logo, gostaria de escrever um texto mais sólido outro dia.
O que achei interessante nessa conversa é que essa foi a primeira vez que deparei-me com algo assim,foi uma atitude simples, mas,que movida pela fé, uma pessoa criticou tão seguramente minha posicão espiritual.Comecei a comparar isso com a Guerra Fria.
Imagine viver na época da Guerra Fria.Como seria viver em um mundo que você comeca um debate derrotado.Como seria para um comunista tentar expor suas ideias mas receber como resposta a "verdade" absoluta?Vivenciar uma exclusao apenas por ter ideias divergentes.
Mas a coisa ainda piorou:veio a ditadura.As suas ideias,além de serem negadas,eram reprimidas através da violência.E o melhor de tudo:a influência da mídia.A mídia,simplesmente,mostrava tudo que não fosse a favor dos EUA ou do capitalismo como comunista e ateu.O povo não questionava:porque é ruim ser comunista ou ateu?
O engracado é que,quase duas década depois,ainda sobram resquicios desse passado lamentável.Um passado onde as ideias diferentes eram recebidas com violência.Onde um pensamento divergente não era,sequer,ouvido.Infelizmente ainda me deparo com pessoas,simplórias ou intelectuais,que afirmam ter sido a ditadura uma contribuicão positiva para o Brasil.Encontro pessoas taxando que é ruim de ateu e/ou comunista.Encontro muitas afirmacoes, mas poucos questionamentos.
Depois de dezoito anos,ainda sofremos.Estou cansado de propor discucões sobre reforma agrária,sobre medidas para uma melhor distribuicao de renda e não ser ouvido.Cansado da visão, criada por muitos,sobre o mundo.Chega!Já se foram dezoito anos,será que nunca vamos superar isso?
VENCAM NO CAMPO DAS IDEIAS,jamais no campo do achismo.É hora de mudar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse é um dos assuntos que posso expor que você influenciou na minha vida, de acordo com o primeiro texto que escrevi.Já discutimos bastante sobre religião e sobre deus ,que são coisas diferentes e acho que você ainda não percebeu que são realmente coisas diferentes.No período que estavamos juntos acho que li dois ou três livros sobre assuntos correlatos para ter argumentos para conversar com você.E qual foi o resultado disso?Cresci intelectualmente e esperitualmente e posso me considerar , hoje, sem dúvida nenhuma um deísta , mas talvez alguém possa dizer que isso é o princípio de uma fuga para um homem se tornar agnóstico e logo após tornar-se ateu.Acho que não , não para minha que já tenho a ideia de deus encrutada em mim mas que nega qualquer concepção de religião pois sei que a maior de todas elas foi quem apoiou Hitler no seu tão bem sucedido holocausto, foi essa mesma igreja que ajudou a termos preconceitos contra negros na atualidade, foi essa mesma igreja que possui pessoas que se dizem castas e que roubam a inocência de tantas crianças submetidas a sua proteção, essa mesma igreja que roubou rituais pagãos para tornar-los mais facilmente aceitáveis na sociedade que se encontrava.
ResponderExcluirAi pergunto si tudo isso deve me afastar de Deus, respondo que sim , com certeza sim.Talvez a concepção de que quem não acredita em deus seja cientista não esteja de todo errada , pois quanto mais estudamos e mais procuramos a verdade mais conhecemos o nosso passado e cada vez mais nos enraivecemos mais perante ao que nos disseram que era certo.
Em última reflexão , acho que deus não está em nenhum livro ou em nenhuma doutrina e sim na alma de cada um , no modo como cada um vive e na importância que cada um exerce para a comunidade humana.
Vcs são tudo um bando de fresco! Um hiponga urbanoide e um pretinho filosofo! Aiaiai viu to vendo q eu vou ter q ir para SP pra resgatar o flepao rsrsrs. bjo flepao
ResponderExcluirKKKKKKKKKKKKKKKK, melhor comentario eh o do rafael neah :P beeeijo Flep, saudades imensas (L)
ResponderExcluirEu to rindo até agora do comentário do hora!É a cara dele falar uma coisa dessa.Parafraseando a frase do meu irmão: Uau HOra!!
ResponderExcluirO mundo das exatas ainda está um pouco distante do complexo mundo da espiritualidade humana,logo entendo a razao de você sempre odiar nossas filosofias baratas!! hahahaha!!
Um beijo hora,lu,pretinho e pra todo o mundo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHá que se respeitar, sempre e verdadeiramente, todas as opiniões; há que se respeitar, principalmente, aquelas com as quais não comungamos, pois, como dizia Raul Seixas, “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.
ResponderExcluirTodavia, creio que, com relação à fé, não mudarei a minha opinião. Viver faz parte da nossa natureza, e na fé procuro encontrar respostas para o sentido da vida.
Para mim, Deus é um pai, um amigo. Não O vejo, mas O sinto, assim como o vento. Converso com Ele todos os dias. Agradeço a Ele por todas as bênçãos, que são muitas, assim como pelas dificuldades a enfrentar, as quais me fazem crescer moral e espiritualmente. E também peço a Ele, para todos e para mim, força e proteção para perseverar na luta do dia-a-dia.
Meu querido e sábio pai me ensinou que a nossa mente é poderosa e que somos movidos por aquilo em que acreditamos. Não é à-toa que a nossa cabeça está acima em nosso corpo.
Dentre uma das várias bênçãos em que eu e a minha família fomos agraciadas, ressalto a oportunidade que tivemos de conhecê-lo. Você, com seu sorriso iluminado, com a sua alegria de viver e com a sua agradável presença, para mim, é um testemunho verdadeiro de Deus existe.
Beijos, Iara.
esse papo vai longe...
ResponderExcluirstrava que o diga.
Que nada... quer acabar com essas filosofias baratérrimas de vocês? Toma um daime e já era!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirSobre este assunto não vou me estender até que esteja realmente preparado para ampliar seus horizontes. Até lá =)
O foco do meu post nao era esse,um dia ainda vou escrever uma verdadeira filosofia de vida aqui.Discutiremos religioes,filosofias e o espirito humano.Mas nao sera nesse post simplista.Por favor,nao me levem a mal.E eu estou sempre aberto para ampliar meus horizontes,so' que um pre' requisito e' voce tambem estar preparado para abrir os seus.
ResponderExcluirFLEP!!!!!!!! SAUDADES DE TU MLK!!!
ResponderExcluiracabei de voltar de diamantina, foi bom demaaaaaaaais! como tá aí mlk?!? estudando mto?!
eu to de férias ainda! =)
muito sucesso aí pra tu!!!!!!!!
é o ratits! =)
ResponderExcluir