Resolvi não mais comentar o que postarei no futuro.Ontem disse que escreveria sobre um princípio,mas,quando acordei,senti-me impelido a mudar de assunto.
Ontem falei que eu era ateu,e,logo depois de falar do comunismo,citei ideias sobre o desigualdade social e reforma agrária.Se você leu e achou que eu era um comunista,parabéns!A Guerra Fria ainda influencia sua maneira de interpretar.
Bem, deixando isso um pouco de lado, resolvi falar hoje sobre política e sistemas de dominacão na nossa sociedade.Li um artigo de um professor da Unicamp,falando sobre a sociedade brasileira, e sinto-me tentado a reescreve-lo aqui: "sociedade fundada na dominacão pratrimonialista de fundo estamental,pirâmede de ascencão previamente bloqueada para os despossuídos de todos os tempos,pendularmente oscilantes no trapézio da precariedade social sem cidadania e sem nenhuma perspectiva de classe à vista...um mal de raíz na formacão histórico-social brasileira.".
No Brasil o capitalismo assume uma forma totalmente diferente da prevista pelos seus fundadores, mas já exposta inúmeras vezes por seus mais árduos críticos.Manifesta-se aqui a juncão desavergonhada da máquina estatal com o capital privado,onde a primeira não gera a livre concorrência, ou mesmo condicoes para que todos possam atingir o poder.O Estado,em vez disso,gera o poder pronto e o capital líquido.Essa situacão vem garantindo por séculos a hereditariedade do poder e a imobilidade social da populacao.
A única mudanca notável por qual se passou o Brasil foi o fato de, ao longo dos anos, esse aparato de dominacao ter mudado sua maquiagem,mas sem nunca ter mudado a sua verdadeira essência.Maquiagem que encobre a autoreproducão de velhos mecanismos e de instituicões anacrônicas.E nisso me refiro ao paternalismo,o populismo,a construcao de obras faraonicas - que tanto agradam ao povo,como liquidam com seu capital.
Os que aqui mandaram,ainda mandam.O poder continua nas mãos dos mesmo.E a parcela excluída continua na, interminável e inatingível, luta pela ascencão.Não adianta APENAS a tentativa individual,precisamos de uma nova geracao de líderes que,somente unidos pelo mesmo ideal,alcancarão um sistema mais justo de democracia.
Em minha curta e simplista análise,ou seja,uma análise baseada em minha pequena experiência de vida,notei um grande problema da geracao jovem brasileira.Muita informacao,porém pequena aplicabilidade.Somos a geracao da hiper-informacão,como também a geracao da indiferenca.Sabemos de tudo um pouco,mas nao sabemos o suficiente de nada.Falamos em corrupcão,em mudanca, mas, quando saímos da teoria para a prática,heis o desastre.Nota-se que muitos são contra a corrupcão e a favor da mudanca,porém, quando aplicadas a vida real,as opiniões e os conceitos se invertem.
A ética é bonita na teoria, mas, quando partimos para a prática, é assustadora, impraticável.Esse, hoje, é o grande obstáculo que enfrentamos.Antes de podermos exigir transformacões na nossa política,no nosso sistema, temos que aplica-las em nosso cotidiano.Só então poderemos cobrar incessantemente nossos direitos, colocarmos um fim nessa máquina opressora e,praticamente, inatingível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Perfeito.
ResponderExcluirAcho que imaturidade não é nosso problema e sim incapacidade de aplicaçao.
pretinho filoso e jumento urbano...
ResponderExcluirO numero de cabacos em Sao Paulo vai diminuir drasticamente...
By tiozao
poha se nunca ta em ksa... aquela ligacao la pro seu cel deu 25 conto... xarops da minha mae...
ResponderExcluirque horas eu ligo?
quando nos vamos falar de novo sem que eu gaste 15 conto de cel eim fdp?
ResponderExcluiresses meninos tão jovens e não acompanham as novas tecnologias.
ResponderExcluirUsem skipe, msn, gmail, orkut... tem um monte de alternativas para se falar ao inves de gatsar o telefone ou celular.
valeu?
bjs
[http://www.mp3tube.net/br/musics/Raul-Seixas-e-Tom-Ze-A-chegada-de-Raul-Seixas-e-Lampiao-no-FMI/205677/]
ResponderExcluirfleeep, mta saudade de ti. escrevi pra vc no email ;D
ResponderExcluirseus textos tao perfeitos ;O
beeeeeijo
Comunista?? VC?? hahahahaha Até parece!! Ninguém deve ter pensado isso meu bem, fica tranquilo!! Burguesinho como vc.. não tem jeito!! haha Brincadeiras a parte, esqueceu da parentada goiana em SP hein hein?
ResponderExcluirVc tem skype, msn ou qualquer meio de comunicação decente e imediato?
Saudade.
Obs.: adorei o blog. Vc tinha que fazer direito! rss
Ahh, com relação ao que disse sobre teoria e prática.. sou simpatizante de uma nova visão apresentada por Cora Coralina (grande poetisa goiana): "Na prática, a teoria é outra".
ResponderExcluirQuando quiser lhe passarei umas dicas de leitura, livros e filmes! =)
Hahahaha valeu prima!! Uma galera reclamou que essa postagem ficou meio complicada de entender,mas paciencia né?
ResponderExcluirEntao meu laptop chegará segunda e com ele o skype.
Devo passar ai em Sorocaba qualquer hora,relaxa!
;**
AEE!! Acho bom mesmo viu!! =P
ResponderExcluirAssim que chegar o laptop me add no skype: mayra.cunha
Ficou difícil nadaa... manda esse povo estudar!! hahauha
Beijão